quinta-feira, 27 de maio de 2010

PLANO DE AULA – ARTE E TECNOLÓGIA

Colégio Presidente Costa e Silva
Turma – 2º Ano
Carga Horária – 2 horas 2 hora/aulas.
Número de alunos – 16
Faixa etária – 16 a 21 anos



Ementa
Propor aos alunos, por meio de uma abordagem comunicativa, onde possam produzir uma história em quadrinhos que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos, este momento singular da História.


Justificativa

A História em Quadrinho é importante para que possamos expressar nossas idéias e sentimentos para outras pessoas, utilizando linguagens expressivas tanto nas falas dos balões quanto na expressão dos desenhos. É um elemento que tem significado diferente para diferentes culturas e sua análise possibilita conhecer, criar construindo até mesmo intervenções sobre a história vivenciada. Vamos nessa atividade explorar a cultura afro-asiática e algumas obras do ilustrador e desenhista Edgar Franco.


Objetivo

- Expressar suas idéias em uma linguagem verbal e não verbal para aprimorar sua capacidade comunicativa.

- Observar as marcas sociais e culturais de uma sociedade.

- Experimentar as possibilidades expressivas dentro das Artes Visuais;

- Interpretar e associar as ações e reações fisionômicas no universo da tecnologia.


Material necessário

- Filmes em vídeo;
- Folha de Papel A4;
- Lápis, canetinhas, borracha e outros;


Espaço físico

- Sala de aula e vídeo

Conteúdo programático


Aula 1

- Explicar aos alunos sobre a importância de respeitar a diversidade cultural. Observar pontos que nos permitam fazer parte desta cultura ou mesmo vivenciar algumas tradições culturais. Nesse momento os alunos serão divididos em grupos para análise e busca de semelhança com a cultura afro-asiática.


- Analisar juntamente com os alunos alguns fatos ocorridos na sociedade que marcaram a história, com isso discutir com os alunos sobre a história dos filmes “Amor sem fronteiras e Hotel Rwanda” trabalhando a importância e conscientização do valor cultural de uma sociedade, buscar com os alunos cenas que julgam marcantes nos filmes.


- Introduzir as obras do quadrinhista Edgar Franco, ressaltando para os alunos, que a intenção é experimentar uma relação parecida com a que o artista estabeleceu com a criação das HQs, salientar que cada um pode colocar sua relação, modo expressar nas HQs.

-Solicitar aos alunos que resgatem no filme uma cena que foi marcante para o grupo, conciliando a imagem com a informação observada anteriormente pelo grupo na cultura afro-asiática.

- Em seguida solicitar aos alunos que façam uma HQ, introduzindo a cena do filme escolhida, criando a partir dali um final para a história.



Aula 2

- Apresentação, análise e conclusão dos trabalhos em grupo.


Avaliação

Levará em conta a participação do aluno nas discussões e também o empenho e desenvolvimento dentro e fora de grupo, cujo tema permite que seja observado o entendimento do aluno perante o conteúdo apresentado.


Bibliografia

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Hotel_Ruanda

-http://www.interfilmes.com/filme_12304_Amor.Sem.Fronteiras-(Beyond.Borders).html

-http://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Franco

-http://popnews.wordpress.com/2007/10/13/dicas-para-se-fazer-um-plano-de-aula/

- http://www.lendo.org/como-fazer-um-plano-de-aula/

-http://eduquenet.net/descolonizacao.htm

Aline

2 comentários: